International flight

terça-feira, 7 de abril de 2015

~ invitation (only)

Depois de recebida a confirmação de uma candidatura online bem-sucedida no website de uma das melhores companhias aéreas do mundo, eis que chega O convite.

A 11 de Novembro de 2014 recebo o invitation para aparecer em qualquer um dos eventos da companhia: open day (OD) ou assessment day (AD), sendo este último um dia em que só os felizes contemplados com o convite ou os que passarem do OD, caso exista, podem ir. Basicamente estava dado o free pass, válido para qualquer recrutamento em qualquer cidade ou país, para aparecer nos eventos "invitation only" que aparecem no site. Agora só dependia de mim tentar a minha sorte. No email sugeriam o dia de 15 de Novembro daquele ano para aparecer no evento do Porto (OPO), o mais próximo de mim, que pertenço à cidade Invicta. Lá fui.

No entanto, nesta primeira tentativa não consegui passar da fase do role-play (lá iremos). À medida que uma pessoa vai passando os diferentes estágios do processo de recrutamento, por muito que até esteja à vontade com o facto de (não) passar, a verdade é que as expectativas vão aumentando, a par da ansiedade, e esta levou a melhor de mim que, por ser o número 22 e achar que o exercício em questão seguiria uma ordem lógica, não estava preparada para responder e, com a atrapalhação, confundi a personagem interpretada pela recrutadora. Atenção potenciais candidatos: os números que vos atribuem (no caso de não serem "tagados" apenas com os vossos nomes) NÃO interessam em nada na fase do role-play a não ser para nos sentarmos por ordem, uma vez que somos chamados aleatoriamente.

Encolhi os ombros e fui embora mesmo a tempo da hora de almoço (oh well, at least not everything was lost ;)). Na altura acho que não me conseguiria preparar tão bem para a final interview (FI) caso tivesse passado para a fase seguinte por estar a trabalhar e ter o mestrado a meio, em diferentes cidades. Acho que esta foi só mais uma confirmação de que everything happens for a reason porque acredito piamente que, de facto, acabou por ter sido melhor assim (até porque acabei também por me cruzar com pessoal que viria conhecer mais tarde, no OD que me trouxe até aqui, e com pessoas que foram passando as fases comigo e chegando mais longe e que agora se encontram em vésperas de embarcar para o Dubai. :)

Entretanto fui ficando atenta às notícias e ao portal online da companhia que, uns dias antes, lá avisou acerca do meu OD, desta vez no Sheraton Porto Hotel & Spa (no Porto), ao qual eu, prestes a sair da empresa em que estava a trabalhar, decidi ir com a mesma e única referência que tinha obtido a partir do invitation email (ver imagem).

Sei que no post anterior prometi contar "tintim por tintim" tudo o que se passou no meu (segundo e último) OD mas agora que fui escrevendo vou só deixar aqui este pensamento e deixar-vos na expectativa: nunca desistir de algo que, mesmo que não seja prioridade, tenhamos, nalgum momento, considerado pôr em cima da mesa. É esta a máxima pela qual me tenho regido sempre (a maior parte das vezes, vá), desde a entrada na faculdade ao on hold email (OH). Isto porque não custa nada tentar e nunca se sabe as oportunidades que podemos estar a perder por pura preguiça, falta de tempo, whatever. Daqui foi esta a lição que, once again, tirei.

O que também tenho vindo a descobrir, através de fóruns e grupos nas redes sociais, é que há pessoas de todo o mundo cujo sonho é, nalguns casos, trabalhar no ramo da aviação, noutros entrar numa companhia aérea em específico ou até serem apenas convidados a aparecer num OD e/ou AD. Há, sem exageros, pessoas que tentam seguir esta carreira durante anos e anos e conseguir aquilo que eu, à segunda tentativa, consegui agarrar. E esta é uma tiny little reason pela qual eu só tenho que estar grata! :D

The thing is: nunca, jamais, desistir! Esta é a mensagem a passar. :)

1 comentário:

  1. Olá!!
    Nomeei-te para a Liebster Tag!´
    Podes encontrá-la aqui:
    http://asasfemininas.blogspot.pt/2015/04/tag-liebster-award.html
    beijinho

    ResponderEliminar