International flight

terça-feira, 14 de abril de 2015

~ (everything you need to know about the EK) open day

Dia 29 de Janeiro lá fui ao OD da EK no Sheraton Porto Hotel & Spa, onde tinha de estar às 09.00am sharp. O dress code não podia ser mais claro: business attire - ladies: knee length skirt / dress with skin colored stockings. Men: suit & tie.

Quanto ao vestuário é apenas isto que nos é pedido mas, para além do obrigatório acima referido, convém, no caso das meninas:

• usar cabelo apanhado (rabo-de-cavalo, apanhado francês ou puxo / coque), sapato discreto com salto não muito alto, brincos pequeninos e discretos, caso queiram levar (ex: pérolas), maquilhagem suave e, no caso de lábios pintados, vermelho é a cor (é a cor do bâton que vão usar caso sejam bem-sucedidas e assim, meninas e recrutadoras, já têm uma ideia do quão bem ficam de lábios vermelhos ;)).

Atenção meninas: para quem acha que é boa ideia levar um acessório como uma écharpe ou um lencinho ao pescoço, digo-vos já: nada disso! Pessoalmente, aconselho-vos a não fazê-lo. Neste dia não é tão relevante quanto isso mas nada de lencinhos no assessment day (explicarei melhor no post relativo ao AD).

• no caso dos meninos: cabelo cortado e minimamente arranjado, sapatos muito bem engraxados e a gravata não perde nada em ser de lisa; simples mas bonita. E, muito importante, meninos: nada de barba.
Em lado nenhum mencionam este requisito muito especial e deveras importante que, by the way, devem considerar também OBRIGATÓRIO: sorrir sempre! :D

Como seria de esperar de um "dia aberto", no meu chuvoso OD, havia cerca de 100 pessoas, com e sem convite, pelo que o contacto com as recrutadoras é praticamente nulo durante este dia. Serve o OD para descobrirmos um bocadinho mais sobre os Emirados Árabes Unidos (UAE), a sua cultura, o clima, leis, estilo de vida, entre outros aspectos, sobre o Dubai em si e, claro, a companhia aérea: os requisitos mínimos e os benefícios, dados a conhecer através de vídeos promocionais da EK com testemunhos reais e da apresentação das recrutadoras que, aquando mudança de tópico, vão perguntando se percebemos tudo ou se temos alguma dúvida.

Requisitos:

• At least 21 years of age at the time of joining
• Arm reach of 212 cm while standing on tiptoes
• High school graduate (Grade 12)
• Fluency in English (Written and Spoken)
• No visible tattoos while in Emirates Cabin Crew uniform (cosmetic and bandage coverings not permitted)
• Physically fit to meet the Emirates Cabin Crew requirements

Emirates Cabin Crew must deliver exceptional customer services experience on every flight. Thus, in addition to the Emirates Cabin Crew requirements above, you should demonstrate:

• A positive attitude and empathy for others
• Strong cultural awareness and the ability to adapt to new environments and people
• Flexibility and the motivation to manage a demanding work schedule
• Qualities necessary to live up to the mission and values that Emirates holds in high regard – Professional, Empathetic, Progressive, Visionary, Cosmopolitan

Depois de assistirmos à apresentação é-nos distribuído um papel para preencher com a nossa informação pessoal: nome completo, número da nossa referência enviada por email (no caso de se ter recebido o invitation), número de telemóvel, email, grau de habilitação mais alto, línguas fluentes e perguntam ainda se já alguma vez tivemos uma entrevista final (FI) com eles (e a data, caso a nossa resposta seja positiva). Esta última questão porque, uma vez que tenhamos chegado à fase da final interview e não tenhamos sido bem-sucedidos, por norma, temos de esperar 6 meses até podermos concorrer novamente à EK.

De seguida, é hora de entregarmos em mão a papelada, isto é, o nosso Curriculum Vitae, uma fotografia, o papel referido acima, e, no caso daqueles que receberam, uma cópia do invitation. Neste momento podem perguntar-nos coisas como "estás a trabalhar / estudar?" ou "tens tatuagens?", por exemplo.

Quanto à fotografia que pedem para o OD há sempre muitas dúvidas e especulações. Se é em fundo branco e formal, formato passaporte ou corpo inteiro, cabelo solto ou apanhado, etc, etc, não é especificado (vejam o meu invitation email original aqui). Esta fotografia serve, acima de tudo, para as recrutadoras associarem o nosso CV à nossa cara e, obviamente, a nossa imagem em pessoa, aquando a entrega dos documentos, à fotografia em si.

No entanto, ter sempre em atenção o sorriso (se não era tem de passar a ser a vossa imagem de marca), aspecto e o ambiente envolvente. Nada de levar uma selfie, uma fotografia com alguém cortado, ter garrafas de bebidas álcoolicas à vista, ter um grande decote ou maquilhagem carregada no caso das meninas, estar na pista de dança e afins - sejam razoáveis. O que aconselho é às raparigas é ter um aspecto arranjado e semi-formal, cabelo apanhado, maquilhagem suave e, claro, um sorriso de orelha a orelha. Para os meninos, ter igualmente aspecto cuidado, cabelo curto e arranjado e barba cortada por muito que ache muito mais piada a rapazes com barba, o ideal é mesmo cara rabinho de bebé.

Como não sabia se tinham preferência por foto tipo passaporte ou corpo inteiro e como a do tipo passaporte semi-formal que mais gosto - se é que se pode gostar de uma foto deste tipo - é a que já se encontrava no CV, levei os dois tipos: uma tipo passaporte tirada no fotógrafo (cabelo solto, maquilhagem suave, lábios pintados de um vermelho não muito carregado, pólo Calvin Klein com o padrão típico da marca, decote em V e com camisa por baixo e grande sorriso) e a fotografia "não profissional" que podem ver neste post e que, não tendo tido tempo para mais, imprimi na noite anterior em casa, em papel normal (na altura achei que me estava a arriscar e, se calhar, até arrisquei buuuut... the truth is I'm still in the game ;)).

Quanto ao CV, tentem apresentar uma coisa cuidada e não muito extensa, com poucas páginas e apenas informação que possa realmente ser considerada relevante para o trabalho. No fundo, se tiverem dúvidas quanto ao que (não) devem escrever no documento ponham-se no lugar das recrutadoras e tentem olhar para o vosso CV "de fora" e ver se vos contratariam a vocês próprios. É capaz de ser um exercício engraçado! Basically, you must walk in their shoes. Se já estiveram ou estão de alguma forma ligados ao customer service, fizeram trabalhos como modelo, promotores e / ou hospedeiros de eventos, se estiveram em Erasmus, frequentaram cursos de línguas extra-curriculares ou do género é uma mais-valia referir.

O OD consiste basicamente nisto. No fundo é ir com o dress code pedido, deixar os exageros em casa, levar boa aparência e a papelada necessária. - Do I need to add the smile? :)

No final, as recrutadoras avisam que, se passarmos à fase seguinte (AD), recebemos uma chamada no próprio dia de tarde (a nós disseram-nos que contactavam por volta das 17h00 / 18h00), depois de terem analisado todos os CV. O "truque"? Desde que chegam a casa / ao trabalho / a qualquer que seja o vosso destino, estar SEMPRE com o telemóvel ao vosso lado, mesmo que tenham de ir à casa-de-banho. Isto porque:

• cada pessoa tem direito a apenas duas tentativas de contacto por parte das recrutadoras - que, a propósito, ligam de um número local, uma vez que a chamada é feita a partir do hotel - e, ao atender à primeira mostram que se preocupam e que isto é importante para vocês. No fundo, demonstra interesse (não que atender à segunda não demonstre mas é sempre "chato" falhar a vossa chamada).

• Se falharem as duas tentativas escusam de voltar a ligar para o número ou para a recepção do hotel e pedir para falar com as recrutadoras porque não serão bem-sucedidos.

• Apesar de no meu OD terem dito que ligavam ao final da tarde recebi a minha chamada por volta das 15h00.

Espero ter-vos convencido!

Neste último passo o pessoal que recebeu / apareceu com invitation pode, à partida, estar descansado, uma vez que na candidatura online a fazer para se receber o invitation email, no portal da EK, já se tem de referir os dados do CV e adicionar algumas fotografias. Assim, quem recebeu invitation para qualquer um dos eventos (OD ou AD), só se algo correr muito mal ou o CV estiver totalmente diferente do da candidatura online é que não será aprovado pelas recrutadoras para o dia seguinte, digo eu...

Um último conselho: como sabem, os recrutamentos costumam ter sempre lugar em hotéis de 5 estrelas, seja no Porto, em Lisboa, Faro ou outro sítio qualquer. Como é sempre muita gente nestes dias (especialmente nos OD), os candidatos são divididos em grupos, se preciso for, e o processo é sempre um bocadinho moroso (umas três horas ou até uma manhã inteira). Por isso, levem snacks para ir matando a fome enquanto estão fora da sala à espera de ser a vez do vosso grupo entrar (meia-dúzia de bolachas e um iogurte líquido era o que eu teria levado caso me tivesse lembrado, em vez de pagar 7,50€ por um sumo de laranja natural no bar do hotel ahahah).

Aqui está tudo o que precisam de saber sobre um OD da Emirates (penso não me ter esquecido de nada). Espero que esta informação seja útil para aqueles que pretendem concorrer à EK e para, efectivamente, serem bem-sucedidos durante o primeiro passo do processo de recrutamento.

Um à parte: espero ajudar alguém que vá a um OD em breve e inspirar essas pessoas a contar as suas próprias experiências durante esse dia que, as far as I know, it can be the first day of the rest of your life :) Para os mais distraídos deixo uma dica: no rodapé aqui do OUAS encontram os próximos OD / AD da EK em todo o mundo. Portugueses, atentem: a Emirates vai estar cá já em Maio, no Porto e em Lisboa!

Quanto ao AD, esse, ficará para outro post!

1 comentário:

  1. Adorei o teu blog!
    Se puderes visita o meu e se gostares segue :)
    Beijinhos

    http://queenssecret-anaaraujo.blogspot.pt/

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