International flight

sexta-feira, 17 de julho de 2015

~ from Dubai, with love


E um mês passou assim... a voar!! E havia tanta coisa que queria registar aqui em tempo real para tão pouco tempo. Plus só consegui ter wifi em casa esta semana. Há tantaaaa coisa a partilhar! 

Quanto à accomodation: sou uma sortuda! Tenho um bom apartamento com uma boa localização (vivo perto do aeroporto, de alguns sítios porreiros para sair e para ir para a training college... só tenho que atravessar a rua). Não me posso queixar da minha flatmate que é da Indonésia e já me cozinhou algumas refeições (who could have guessed: eu, que sou uma esquisitinha do caraças, fiquei fã da cozinha indonésia)! :)

Desde que cá estou - pois é, já vivo no Dubai -  já tive alguns problemazitos caseiros típicos de quem está a viver sozinha for the very first time - or not maybe it's just me... O:) - como, por exemplo, ter de instalar a cortina da banheira e precisar da ajuda da minha flatmate e do namorado dela (e isto aconteceu umas três vezes durante as primeiras semanas, uma vez que aquela porcaria continuava a cair). Ainda tenho hábitos de deixar a água a correr um bocado antes de fazer o que quer que seja mas, como é lógico, aqui não preciso de água quente para nada. Abro muitas vezes a porta debaixo do lava-loiça à procura do caixote do lixo e só depois é que me lembro que aqui temo-lo perto da porta da cozinha x)

Coisas boas de viver "sozinha": tenho os meus próprios horários para comer, dormir, sair, fazer o que eu quiser. Ando em trajes menores com as cortinas abertas (mas prometo que não se vê lá de fora, mãe), posso comer directamente do pacote (mãe, sou a única pessoa a comer as coisas que compro por isso posso, sim?) e se estiver demasiado lazy até sou capaz de deixar uma colher dentro do pacote dos cereais O:) Ah! E não faço a cama nem 2 vezes por semana como fazia nos dias em que a empregada não estava MUHAHAHAHA

Desde que cá estou já coleccionei tantas peripécias... Desde estar com a batchmate Joana (também tuga) cá em casa e termos de aquecer chicken drumsticks na banheira com água quente a ter de almoçar com a batchmate Ewelina dentro de uma casa-de-banho pública do IKEA porque nos esquecemos totalmente que era Ramadão!

Anyway, o OUAS serve para partilhar a minha experiência enquanto a (soon to be) cabin crew e por isso tenho a dizer que o primeiro módulo do treino, que dizem ser o mais complicado  - ESTÁ FEITO! Como e quando I honestly have no clue e enfatizo o "quando" uma vez que, quando achava que só tinham passado alguns dias since my date of joining já tinha passado um mês inteirinho! Abri os olhos e pronto, os 13 intensos dias de treino de Safety and Emergency Procedures (SEP) mais o resto do mês estavam completos. Eu e o meu incrível batch (que é basicamente a minha "turma" que, simultaneamente, se tem vindo a tornar a minha família de cá) estamos de parabéns porque todos passámos successfully e temo-nos vindo a revelar numa amazing team.

...Mas no que é isso de SEP?

- É aprender a evacuar o avião em caso de (un)planned emergency em terra e no meio do oceano, por exemplo

- É aprender a abrir e fechar e a (dis)arm as portas do avião com os seus mil e um procedimentos
- É aprender a combater fogos
- É aprender a agir em caso de turbulência e decompression
- É aprender as regras on board 
- É aprender each and every emergency equipment e a sua exacta localização a bordo e os respectivos pre-flight checks e kits
and so on, and so on (and still it will be so much more than that...).

- É aprender a gerir o tempo (ou não porque, once again, não o temos), many short sleeping nights e Redbull à mistura e alguma bravura com uma pitada de sorte de quem se deu ao luxo de pensar a quite few times "f*chk this sh*t, I cannot study anymore... que o exame seja o que Deus quiser"! É aprender a acreditar em nós próprios e nas nossas capacidades e, sobretudo, é um enorme alívio e sensação de dever cumprido e de coração cheio no final, sobretudo porque aprendemos - no nosso caso que somos main fleet -, tudo e mais alguma coisa sobre dois tipos diferentes de avião, 4 no total: Boeing 777 (B777) e Airbus (A330, A330-340 e A330-500). Dá para imaginar a quantidade de informação processada em 13 dias?

However, só quero deixar esclarecido que, uma vez dentro do esquema, e também agora olhando para trás, SEP não é nenhum bicho de sete cabeças ou o monstro do Loch Ness.

E, btw, a resposta à pergunta acima é mesmo sim, dá. Tanto dá para imaginar como até dá para conseguir chegar ao fim vivo e com boas notas and I can ensure you that! :D

...E tudo isto enquanto temos uma casa para gerir, contas para abrir no banco, TPC's (é verdade, voltamos ao tempo dos homeworks), paperwork para tratar, possíveis consultas na clínica, provas do uniforme e assessment todos os dias (práticos e teóricos) including safe talks e toda uma adaptação - not sure about this one because... adaptation? What adaptation? I don't even saw it!!! - a uma nova cultura, um novo país cujas semanas começam ao domingo e os fins-de-semana são à sexta e ao sábado, novos hábitos e rotinas, really spicy and hot food com temperaturas até 40º e tal graus Celsius e... em pleno Ramadão! Maaaas... não me vou alongar mais para não estragar o factor surpresa para os lucky ones que se seguirem ;p

Entretanto consegui inventar tempo - just kidding, foi antes do training começar logo it doesn't really count - para ir ao Souk Al Bahar, ao Dubai Mall, ver o world's largest choreographic fountain system set e para visitar tallest building on earth (and just to let you know estas coisas ficam todas no mesmo sítio). Everyone, meet Burj Khalifa!! ->

Ah! E também consegui visitar a Al Rashidiya Grand Mosque (e não, também não conta. Foi uma espécie de school trip uma vez que estava marcado no nosso schedule ahahahahah). 








Vá, também já fui à piscina (praticamente todos os nossos edifícios têm uma), já saí à noite e já jantei fora (cozinha japonesa, libanesa, indonésia e mexicana) por isso not so bad after all ;) tem dado para explorar alguns sítios.

Mas o que vem depois de SEP? GMT!!

...E ontem tivemos o nosso exame final de Group Medical Training (GMT), pelo que consegui arranjar um tempinho para actualizar aqui o cantinho e contar algumas novidades. Agora é a aproveitar o weekend para sair, pôr o sono em dia e fazer as compras para a casa, uma vez que não sei quando terei mais fins-de-semana dignos do nome (e aposto que tão cedo não se repetirá...).

A ver se no próximo post partilho mais algumas das mil e uma fotos que tenho para ilustrar este último mês e se desvendo os mistérios de GMT e se entretanto consigo explicar as restantes fases até finalmente se chegar aqui, ao Dubai (mas basicamente depois da golden call é a correria das vacinas, papelada e malas e puff! Quando derem por vocês já cá estão!! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário