International flight

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

~ o dia de... uma assistente de bordo (what else?)


A few months ago dei uma entrevista a uma publicação bimestral do Porto, impressa e, luckily, online. Apesar de já ter saído há algum tempo (na edicação de Julho / Agosto) hoje decidi partilhar convosco a versão online e um cheirinho de como ficou o resultado final num dos exemplares que me chegou às mãos - com direito a chamada de capa e tudo! :D


A entrevista foi realizada no âmbito de uma rubrica intitulada "Um dia de..." que retrata os aspectos mais característicos de várias profissões. Escusado será dizer que o desta edição se tratou de (um dia de) uma assistente de bordo :)

Partilho aqui o link convosco.




De resto só tenho que agradecer à Anabela, jornalista que me entrevistou e à publicação em si, Praia Magazine, por me terem contactado e por todo profissionalismo prestado. Thumbs up para a equipa de edição que não modificou em nada o conteúdo, isto é, as minhas respostas.

Agora, relendo a entrevista com mais calma, sei que deveria ter dito mais isto ou aquilo, dado alguns números como, por exemplo, dizer que esta companhia aérea recebe cerca de 15,000 candidaturas por mês e que eu tive a sorte de ser uma das privilegiadas a conseguir um lugar com eles, em fazer parte dos 3% que realmente consegue o trabalho, se calhar modificava um bocado o que disse aqui e ali, enfim... penso tratar-se de síndrome de jornalista.

A verdade é que nunca estive habituada a estar deste lado, na cadeira do entrevistado but oh well... sabe bem! :D

Espero que tenham gostado tanto quanto eu - assim para o MUIIIIIITO - e que vos consiga ajudar, de alguma forma, a matar o bichinho da curiosidade e/ou a perceber um bocadinho melhor os prós e contras desta tão desejada profissão.

domingo, 20 de novembro de 2016

~ o meu pai escolheu o meu mais recente destino!!


Tudo começou com o "meu mês de prioridade", chamemos-lhe assim.


A probabilidade de ter os vôos que pedi para Novembro era muito alta sendo que lancei um desafio ao Carlinhos. Disse-lhe "pai, escolhe aí um destino na Europa, por ser perto para ti e por causa do budget, onde nunca tenhas estado antes. Caso consiga ter o voo, a minha prenda de anos para ti é o bilhete. Name it!". O Carlinhos escolheu Genebra e foi assim que passou o seu dia de anos comigo.



Esta é a história de como o meu pai escolheu o meu mais recente voo / destino e foi passar umas 24 horas comigo. 


Como não fazia sentido passar o seu dia sem a minha mãe e quem traz um traz dois, tive os meus dois progenitores comigo durante a layover em Geneva. Os papás, que aterraram uns 20 minutos antes, vieram no bus da crew para o hotel e, apesar de o captain me ter informado que podia pedir uma cama extra a custo zero, dormimos os três numa king size bed (eu no meio, claro!) :D

Visitámos o centro desta cidade super cosy, a parte antiga da mesma, passeámos perto do lago tendo-o atravessado também, comprámos fridge magnets e obviamente chocolates(!!!), fomos à praça das Nações Unidas e comemos grande "almojar" (mistura entre almoço e jantar).

No dia a seguir, depois de um super breakfast com tudo a que tínhamos desconto (até desconto para eles!) os meus pais voltaram a ir connosco para o aeroporto e, apesar de o dia em conjunto estar encerrado, ainda havia uma surpresa a caminho.



Uma vez que não podia levá-los no meu voo, visto regressarem a PT e eu à base, marquei uma surpresa com a SwissAir, companhia em que voltaram para o Porto. Uma caixa de bombons com uma mensagem personalizada minha para o Carlinhos.


Pelos vistos a crew, que não sabia do meu pai a bordo, fez um PA (public announcement) a pedir para o "Sr. Carlos Casca...ifjdfk... fazer o favor de se identificar". Quando o meu pai o fez deram-lhe a caixa de bombons e desejaram-lhe os parabéns. Coitadinhos dos meus pais que pensaram que era um gesto da companhia aérea até abrirem a caixa e verem a minha mensagem lá dentro! Consta que até rolaram umas single tears (MUHAHAHAHA) e o meu pai amou!!


Coincidência das coincidências, o piloto desse voo também fazia anos pelo que, no final, estava à espera de cada passageiro para oferecer um chocolate.
Pelos vistos, quando chegou a vez dos meus pais, uma das assistente de bordo identificou o Carlinhos como outro aniversariante pelo que o piloto deu-lhe os parabéns e outros 6 chocolates!!

Resumindo e concluindo acho que a passagem das 58 para as 59 primaveras do Carlinhos veio revelar-se numa verdadeira e surpreendente experiência... :) PARABÉNS PAI! :D